Esse artigo sobre os brownies será um pouquinho diferente dos outros, vamos sair das receitas e compartilhar com vocês nosso primeiro (de muitos) grande desafio.
Há pouco mais de um mês, a Tecas Pâtisserie recebeu uma ligação (era uma terça-feira) de uma agência de marketing que estava fazendo um projeto para uma grande empresa.
Eles estavam trabalhando em um lançamento de um produto e precisavam de brindes para dar aos clientes.
Mas eles não queriam qualquer brinde, queriam algo com uma apresentação legal, que fosse personalizado em cores específicas e o mais inesperado…que 6000 unidades fossem entregues na quinta-feira, isso mesmo, dois dias depois.
E agora? Será possível fazer 6000 brownies em tão pouco tempo?
Então nos reunimos para avaliar se seria possível encaixar essa encomenda na nossa agenda.
Depois de uma conversa até que rápida, pois não tínhamos tempo a perder, vimos que seria possível se conseguíssemos entregar metade na quinta e a outra metade na sexta.
Enviamos o orçamento com a proposta de entrega, o pedido foi aprovado e começaram os cálculos.
Vocês devem estar se perguntando, os cálculos? Não deveria começar a mão na massa? Sim, pessoal.
Primeiro vieram os cálculos dos brownies.
Precisávamos calcular quanto seria necessário comprar de cada insumo, farinha, açúcar, chocolate em pó, quantos saquinhos de embalagem, metros de fita, caixas para transporte e quantas pessoas a mais seria preciso.
Chegamos aos seguintes números:
- Farinha de Trigo – 25 kg
- Açúcar – 48 kg
- Manteiga – 23 kg
- Chocolate – 25 kg
- Chocolate em Pó – 12,5 kg
- Ovo – 540 unidades
- Fita – 2400 metros
- Embalagem – 150 pacotes
Cálculos feitos, hora de correr para o mercado enquanto na cozinha a produção era iniciada.
As embalagens só foram compradas no dia seguinte, pois as lojas já estavam fechadas quando o pedido foi confirmado. Então no dia seguinte cedinho corremos para a loja comprar.
Acabamos com o estoque tanto da embalagem quanto da fita do nosso principalmente fornecedor, nessa hora não sabíamos dizer se isso era bom ou ruim.
Então corre para outro fornecedor… pronto, compra dos insumos, embalagens e fitas finalizados!
Nesse momento o foco foi total na produção e finalização dos brownies. Com o reforço de mais ou menos 10 pessoas de quarta a quinta-feira, montamos uma linha de produção onde cada um ficou no posto que tinha mais facilidade para executar.
As sócias ficaram nas pontas da linha de produção, uma no início com a mão literalmente na massa, produzindo todos os brownies e garantindo que todos teriam a mesma qualidade.
A outra ficou no fim, ajeitando algum detalhe e guardando na caixa para transporte, certificando-se que todos estivessem com o mesmo acabamento e que não faltaria nenhum.
E dessa maneira, sempre com foco total e atenção a cada detalhe, as 3000 unidades foram entregues quinta-feira e as outras 3000 unidades foram entregues sexta-feira.
No meio disso tudo, não pense que tudo foram flores…
Durante esse processo de 3 dias, dormindo 4 horas por noite, o estresse e cansaço bateram, os brownies seguiam em ritmo forte.
Teve aquela sensação de que não daríamos conta, crise de ansiedade, pequenos desentendimentos, mas graças a Deus e a todas as mãos que estiveram conosco, tudo foi entregue exatamente como deveria ser!
Depois de tudo isso, só conseguimos ter gratidão! Gratidão por quem indicou a Tecas, gratidão pela empresa ter confiado em nós, por não ter recebido um não das pessoas que recrutamos e pelos nossos pais que nos deram uma força que não tínhamos.
Nossa conclusão foi essa, só ter a agradecer por tantas pessoas boas que temos ao nosso redor!